top of page
  • Editora Piu

Folha de S. Paulo indica "Bichológico" para falar de matemática com crianças

Em matéria da Folha de S. Paulo, publicada no dia 27 de julho de 2023, e intitulada "Como pais podem melhorar (ou piorar) o desempenho dos filhos em matemática", Uirá Machado e Danielle Castro entrevistaram especialistas sobre como lidar com a ansiedade que as crianças têm em relação à matemática. Ansiedade, inclusive, que pode gerar dor de estômago, suor e taquicardia.


A professora de psicologia da Faculdade Saint Mary (EUA), Marjorie Schaeffer, diz que a chave é tornar a matemática natural, tirando a carga de estresse dos números e tratando-os com a mesma normalidade de uma história contada à beira da cama.

"Como sociedade, convencemos as famílias de que a leitura é essencial. Pelo menos nos Estados Unidos, a maioria lê um livro para os filhos antes de dormir. Mas não oferecemos o mesmo tipo de estímulo em relação à matemática", diz.


A matéria da Folha é super completa e traz várias dicas de como melhorar a relação das crianças com a matemática, entre elas: "Ler livros que tratem de matemática, ou aproveitar outras obras para introduzir a matéria (por exemplo, estimulando que sejam contados objetos ou identificados formatos em uma ilustração)."


No final, há dicas de livro que "ajudam a falar de matemática" e, entre as obras sugeridas, está Bichológico, de Paula Taitelbaum. Na obra, as formas geométricas dão vida a cinco bichos de diferentes países.


Aproveitamos a deixa pra dizer que a Piu tem mais livros que podem ajudar nessa questão:

Ora Bolas, também de Paula Taitelbaum, e Quando o 7 ficou louco, de Bram Stoker.




80 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page