top of page
Editora Piu

Folha de S. Paulo indica "Bichológico" para falar de matemática com crianças

Em matéria da Folha de S. Paulo, publicada no dia 27 de julho de 2023, e intitulada "Como pais podem melhorar (ou piorar) o desempenho dos filhos em matemática", Uirá Machado e Danielle Castro entrevistaram especialistas sobre como lidar com a ansiedade que as crianças têm em relação à matemática. Ansiedade, inclusive, que pode gerar dor de estômago, suor e taquicardia.


A professora de psicologia da Faculdade Saint Mary (EUA), Marjorie Schaeffer, diz que a chave é tornar a matemática natural, tirando a carga de estresse dos números e tratando-os com a mesma normalidade de uma história contada à beira da cama.

"Como sociedade, convencemos as famílias de que a leitura é essencial. Pelo menos nos Estados Unidos, a maioria lê um livro para os filhos antes de dormir. Mas não oferecemos o mesmo tipo de estímulo em relação à matemática", diz.


A matéria da Folha é super completa e traz várias dicas de como melhorar a relação das crianças com a matemática, entre elas: "Ler livros que tratem de matemática, ou aproveitar outras obras para introduzir a matéria (por exemplo, estimulando que sejam contados objetos ou identificados formatos em uma ilustração)."


No final, há dicas de livro que "ajudam a falar de matemática" e, entre as obras sugeridas, está Bichológico, de Paula Taitelbaum. Na obra, as formas geométricas dão vida a cinco bichos de diferentes países.


Aproveitamos a deixa pra dizer que a Piu tem mais livros que podem ajudar nessa questão:

Ora Bolas, também de Paula Taitelbaum, e Quando o 7 ficou louco, de Bram Stoker.




117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page