Revoada de ideias
Bichológico

Escrito e ilustrado por Paula Taitelbaum
Bichológico é um livro de poemas sonoro, criativo, divertido e educativo. Nomeia a obra, uma palavra inventada, formada pela união de duas palavras existentes: bicho e lógico. O título já oferece uma pista importante: tanto o texto, como a ilustração, partem dessa ideia de formar o novo a partir do que já existe. O livro convida o leitor/ ouvinte da história para participar de uma brincadeira de montar/desmontar.
A obra é composta por cinco poemas narrativos, sobre bichos de diferentes lugares do mundo, que formam uma única história, mas que também podem ser lidos separadamente. Todos os poemas se originam a partir de uma descrição simples, que vai sendo enriquecida por detalhes a cada virada de página. A frase curta e em ordem direta que abre cada história permite que a criança se engaje com facilidade e, a partir desse engajamento, vá acompanhando as frases com maior detalhamento descritivo.
Círculos, quadrados, triângulos, retângulos e outras formas coloridas e com diferentes tamanhos circundam a frase que abre cada poema. À medida que a descrição vai se tornando detalhada, as figuras geométricas começam a fazer nascer os bichos e suas características. E assim as formas geométricas vão saindo de uma página e indo para outra até que o bichológico fique inteiramente descrito e montado. Ao longo do livro, as crianças acompanham um jogo de montar e desmontar, que se realiza em dois planos: no plano das palavras e no plano das figuras geométricas.
Tanto figuras geométricas, quanto palavras oferecem possibilidades infinitas de formar o que já existe ou de criar o novo. As possibilidades infinitas são evidenciadas pela pergunta que fecha cada uma das narrativas: “quer que eu desmanche e conte vez”? Essa também é a pergunta encerra a obra. Com ela, a obra não se encerra: ela se abre a novas possibilidades de jogar com formas e palavras.
Jogar com palavras também é conhecer novos vocábulos. Em Bichológico, a autora utiliza palavras incomuns ao vocabulário cotidiano e aposta na inteligência e na curiosidade dos pequenos para explorar os termos que desconhecem. No fim do texto literário, um dicionário composto por 23 verbetes, dá conta de explicar de forma direta o significado destas palavras supostamente desconhecidas pelas crianças.
Bichológico é um convite para a brincadeira. E a brincadeira é fundamental na infância. A par de sua importância como um momento de diversão, ela também é um campo de experimentação, representação e aprendizado. Bichológico ensina enquanto diverte: a pluralidade das formas, a vastidão das palavras, o nome de países, a diversidade de características e jeitos de ser. Também ensina três movimentos importantes ao longo da vida: o fazer, o desfazer e o refazer. Explore todas as possibilidades de brincar que a obra oferece e divirtam-se antes e depois da leitura!

Durante a leitura
Em Bichológico, a repetição é o elo que confere unidade entre todas as partes, que acabam e começam da mesma forma. Iniciam representando o bicho que vai ser montado/narrado, terminam propondo que ele seja desmontado para que a história possa renascer.
A repetição é um recurso que dialoga com a faixa etária para qual o livro se propõe - não só porque as crianças pequenas aprendem por repetição, mas também porque gostam de“prever” o que vai acontecer. Saber o que vai acontecer dá uma sensação de domínio da história. Esse domínio é muito importante para que se apropriem da leitura/ escuta do texto. Quanto mais se apropria de um texto, mais relações a criança estabelece entre ele e seu entorno.
Ao ler, se deixe levar pelo ritmo do texto. Explore a sonoridade das palavras. Mostre as páginas com calma para que a criança relacione as ilustrações com o que foi lido e acompanhe o jogo de montar e desmontar proposto na história.
Explore as formas e personagens de cada ilustração – nomeando ou deixando a criança nomear o que aparece em cada página.
Ao nomear as formas geométricas, deixe que a criança explore como elas se repetem ao longo do livro e que elementos da ilustração se constroem a partir de círculos, triângulos, quadrados, etc.
Explore as palavras que a criança desconhece – indo ao glossário ler seu significado.
Explore as diferentes nacionalidades dos bichos. A obra permite a exploração dos países apresentados e suas diferentes culturas.
Converse sobre as características de cada bicho, explorando a ideia dos diferentes modos de ser.
Bichológico oferece muitas possibilidades de leitura. Pode ser lido de uma vez só, ou pode ser lido com pausa entre as diferentes histórias.
Leia e releia a obra tantas vezes quanto a criança quiser. Crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. A cada leitura, vão prestando atenção a novos detalhes e vão se apropriando das frases da obra – o que possibilita que brinquem de ler o livro sozinhas. Uma brincadeira das mais lindas e significativas no processo de formação de um leitor/leitora.
Depois da leitura
Sugira que a criança ou o grupo de crianças crie histórias sobre bichos diferentes e pode registrar por escrito essa criação para que, posteriormente, recortem e colem formas geométricas e montem os bichos inventados.
Explorem a montagem tridimensional de um bichológico, utilizando caixinhas variadas, rolinho de papel higiênico, garrafa pet, tampinhas de garrafa, etc.
Se o trabalho for realizado com um grupo de crianças, estimule a montagem de um bichológico gigante (não apenas a cabeça, mas todo o corpo) no qual as crianças participem montando formas geométricas e atuando coletivamente – em cooperação.
Chame a atenção para o fato de que as letras do título do livro são escritas a partir de formas geométricas. Estimule o desenho ou a colagem da primeira letra dos seus nomes a partir da mesma ideia. Crianças com facilidade de realizar a proposta, podem ser estimuladas a escrever todo seu nome. Ajude quem tiver dificuldade, mantendo o clima lúdico ao longo da realização da proposta.
Proponha uma brincadeira em que as crianças colem os bichos produzidos com colagens em pauzinhos e façam um teatro em grupo. Ou que apenas interajam umas com as outras criando vozes diferentes (mais finas, mais grossas, mais altas) para seu bicho conversar com os bichos das outras crianças.
Estimule as crianças a falarem sobre sua criação. Faça perguntas sobre os bichos criados: o que seu bicho come? Em que lugar ele mora? Como ele gosta de brincar?
Deixe várias figuras geométricas recortadas à disposição e brinquem de montar e desmontar vários bichos a partir dessas figuras. Divirtam-se tanto na hora de fazer, quanto na hora de desfazer. Explorem a ideia de que depois de desmontar, algo novo pode ser criado. Divirtam-se nesse processo, que é a grande brincadeira do livro (e da vida)!
Para complementar
Você sabia que Bichológico foi adaptado para o teatro?
O espetáculo é um divertido jogo com formas geométricas coloridas, conduzido com rara sensibilidade pela atriz e artista circense Débora Rodrigues. A cenografia do espetáculo é assinada por Diego Steffani. A trilha sonora foi composta por Cláudio Levitan e a direção é de Dilmar Messias.
leitor iniciante, leitura compartilhada, pré-leitor



