top of page

Revoada de ideias

Como as mamães amam seus bebês

Escrito por Juniper Fitzgerald

Ilustrado por Elise Peterson

Traduzido por Lízia Bueno

Como as mamães amam seus bebês é um livro ilustrado que pertence ao gênero não ficção. A obra parte da ideia da reciprocidade do amor entre as mães e seus bebês e a expande através da apresentação de variadas formas de cuidado das mães com seus filhos. O cuidado das mães passa pelo corpo. É com o corpo que elas gestam (no caso de serem mães biológicas), embalam, ninam, abraçam, beijam, alimentam, brincam, contam histórias, fazem carinho em seus filhos ou filhas. De acordo com a obra, a maternidade dá um trabalhão! – e não é o único trabalho que a maioria das mães possui.

Muitas mães dividem a maternidade com outras atividades profissionais. Também é com o corpo que as mães exercem essas atividades: realizando trabalhos braçais, manuais ou intelectuais. A maternidade é atravessada pela profissão de cada mãe. Há mães que pilotam aviões, que trabalham como atendentes de lanchonete, que realizam serviços domésticos, que são médicas, artistas, mergulhadoras, dançarinas, agricultoras...

Ao apresentar essa variedade de atividades profissionais maternas, o livro deixa claro que nenhuma delas é melhor/pior ou mais/menos digna do que a outra. O trabalho que as mães exercem é mais uma forma de cuidado delas com seus filhos. É ele que garante ou contribui com o sustento das crianças. É ele que permite que as crianças se desenvolvam amadas, saudáveis, sonhadoras e criativas.

A diversidade materna, descrita pelo texto, é evidenciada nas belas colagens de Elise Peterson, que ilustram a obra. Muitas informações são dadas pela ilustração – o que exige uma apreciação atenta das imagens e uma leitura que costura as informações dadas pelo verbal e pelo visual. Nas colagens, a partir de fotos de mulheres reais, a diferença entre essas mulheres é acentuada. Essas mulheres/mães possuem raças, etnias, corpos e jeitos diversos. Elas vestem uniformes diferentes, que representam seus trabalhos. Essa diversidade – expressa verbal e visualmente – aumenta a chance de a criança reconhecer sua mãe - ou alguém que exerça esse papel de cuidado - entre as mães apresentadas e também de identificar as formas de cuidado que recebe.

Como as mamães amam seus bebês é uma obra que tematiza a família por meio de um texto curto e plural em significados. Nele, a repetição de algumas palavras (mamães, bebês, amam, cuidam, corpo...) e o jogo que se estabelece entre elas produz ritmo – o que torna a obra muito atrativa para ser lida/ouvida em voz alta em uma leitura compartilhada.

Durante a leitura

Se deixe levar pelo ritmo poético do texto. Explore a sonoridade das palavras.

Mostre as páginas com calma para que a criança relacione as ilustrações com o que foi lido.

Como as mamães amam seus bebês oferece material riquíssimo de imagens. Convide a criança ou grupo de crianças a observar as cenas representadas. Comente situações que aparecem nas cenas.

Enquanto lê, você pode fazer pausas para ressaltar os pontos que acha importante e para estimular a participação das crianças por meio de perguntas que as levem a refletir sobre como cada mãe apresentada demonstra seu amor no dia a dia.

Leia e releia a obra tantas vezes quanto a criança quiser. Crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. A cada leitura, vão prestando atenção a novos detalhes e vão se apropriando das frases da obra – o que possibilita que brinquem de ler o livro sozinhas. 

Depois da leitura

  • Proponha que a criança ou o grupo de crianças reconte a história oralmente a partir das ilustrações. Assim, elas vão ter a oportunidade de fazer uma nova leitura atenta das imagens, explorando detalhes que podem ter passado desapercebidos. A riqueza das ilustrações merece o estímulo a novas leituras da imagem.

  • A partir da última frase do livro: “Como é o jeitinho especial de sua mamãe cuidar de você?”, incentive a criança ou o grupo de crianças a escrever (uma palavra, uma frase ou um parágrafo – de acordo com o nível de alfabetização) sobre como se sentem cuidadas e amadas pela mãe ou pessoa que cumpra a função materna em sua vida.

  • Proponha que a criança ilustre seu texto com desenhos e colagens. Deixe à disposição material para recorte, colagem e pintura, lantejoulas, sementes, cola colorida, canetas, tintas, etc. Se a atividade for feita com um grupo de crianças, você pode reunir as produções em uma exposição ou produzir um livro artesanal – que circule entre as famílias da turma.

Para complementar

leitura compartilhada, Leitor iniciante, pré-leitor, reconto, colagem

bottom of page