top of page

Revoada de ideias

Juntos

Escrito por Mona Damluji
Ilustrado por
Innosanto Nagara

Traduzido por Paula Taitelbaum

Juntos é um prosa poética que vai justapondo imagens ou ações solitárias com imagens ou ações coletivas. Se a beleza, a suavidade, a alegria, a harmonia, a luta e a força existem no que está só ou no que se faz sozinho – tudo isso se potencializa no coletivo. O texto encanta pelo que tem de poético não só na forma, mas também na mensagem de união, amor e esperança.

As ilustrações aprofundam as possibilidades de interpretação da linguagem verbal. É através delas que as lutas pela preservação da natureza (imagem de um cartaz escrito “chega de óleo no mar”)  ou contra o racismo ( personagem vestindo camiseta alusiva ao movimento “black lives matter”) aparecem nomeadas ao longo das páginas. Também é a ilustração que revela a diversidade na representação de pessoas e povos – que se unem em prol de causas que aspiram o bem comum.

Juntosé uma obra que nos permite conversar sobre a luta pelos direitos humanos, pela equidade, pela preservação da natureza, pelo fim do preconceito racial e pelas demais formas de ativismo. É um livro que aponta a união como caminho e que alimenta a esperança em um futuro que pode ser construído. De acordo com Ailton Krenak “para salvar o mundo, primeiro precisamos acreditar que é possível”. As páginas desse livro nos motivam a lutar cotidianamente pelo nosso hoje e pelo nosso amanhã.

Durante a leitura

Se deixe levar pelo ritmo poético do texto. Explore a sonoridade e o ritmo do texto.

Mostre as páginas com calma para que a criança relacione as ilustrações com o que foi lido.

Estimule a criança a realizar a leitura das ilustrações: a diversidade das pessoas representadas, seus gestos quando estão juntas, o que está escrito nas faixas que carregam, o que aparece escrito nas roupas que usam.

Enquanto lê, você pode fazer pausas para ressaltar os pontos que acha importante e para estimular a participação das crianças por meio de perguntas que as levem a refletir sobre ações solitárias e coletivas; sobre a força que ganhamos quando lutamos coletivamente.

Depois da leitura

Crianças menores podem ser estimuladas a:

  • Criar seu próprio verso inspirado no livro, partindo da frase: "Quando estamos juntos nós..."

  • Estimule a realização de um desenho que ilustre a frase criada. Qual animal ela escolheria para aparecer no desenho? Realizando essa atividade com um grupo de crianças, você pode estimular que escolham esse animal juntos. A decisão em conjunto já é um exercício de vivência coletiva. Será preciso ouvir os colegas, fazer um levantamento das sugestões dadas, realizar uma votação para eleger o animal preferido pela maior parte do grupo.

  • Criar um jogo de memória - Elabore com a criança uma lista de duplas de palavras - onde uma represente algo solitário e a outra dê a ideia do seu coletivo como: estrela e constelação; árvore e floresta – por exemplo. Recorte diversos quadrados de papel do mesmo tamanho e peça que cada uma das palavras listadas seja escrita e desenhada em um quadradinho. Quando todos os desenhos estiverem prontos, proponha um jogo de memória no qual o par a ser encontrado seja formado por um singular e seu coletivo.

  • Audição musical - Ouça a música "Todos juntos", composta por Chico Buarque, que faz parte do disco Os Saltimbancos. Converse sobre a relação da letra da música com a história lida. A partir dessa conversa devem ser estimuladas a pensar o que acontece quando trabalhamos juntos? – buscando exemplos em atividades cotidianas como cozinhar juntos, limpar a casa juntos, etc.

Crianças maiores podem ser estimuladas a:

  • Explorar as ilustrações para a realização de um mural.

  • A partir das páginas com referência ao black lives matter e a ação de ativistas no mar, propor uma conversa sobre o que aquelas imagens contam, conectando essa conversa a temas como justiça social, diversidade e solidariedade.

  • Escolha um dos temas explorados na conversa e peça que realizem uma pesquisa a respeito – colhendo reportagens, imagens, dicas de músicas, de filmes e de livros que se relacionem ao assunto. A partir da pesquisa realizada, estimule a criação de um mural, onde as informações pesquisadas devem ser organizadas de modo atrativo e artístico. Estimule que técnicas de colagem, desenho, pintura sejam utilizadas.

  • Elaborar uma linha do tempo dos movimentos sociais - A partir de pesquisa sobre momentos históricos nos quais grupos de pessoas se uniram para lutar por direitos, solicite a criação de uma linha do tempo dos movimentos sociais. Relacione os eventos pesquisados com pautas atuais, como protestos ambientais ou pela igualdade racial.

  • Entrevistar um ativista local - Convide alguém da comunidade que participa de movimentos sociais para contar sua experiência. Relacione o relato com temas abordados no livro. Estimule que a turma faça um plano de divulgação da entrevista em diferentes meios: impressos e digitais – utilizando técnicas para atrair a atenção de mais gente para o assunto.

Para complementar

Uma curiosidade sobre a ilustração

Na ilustração criada por Innosanto Nagara a imagem de um sapo se repete - em diferentes traços e formas - em todas páginas, desde a capa da obra. Em determinadas páginas, é fácil localizar esse sapo, que está ilustrado de forma bem evidente. Em outras, é preciso que um olhar atento o procure. Através do jogo divertido de buscar por esse personagem insólito, o ilustrador parece convidar o leitor a explorar minuciosamente as imagens – que carregam múltiplos significados. Ao mostrar as ilustrações, deixe que a criança perceba a recorrência da imagem e jogue o jogo proposto de procurar pelo personagem, enquanto encontra muita beleza pra ver.

Leitura compartilhada, coletividade, leitor iniciante, pré-leitor, poesia, música, jogo da memória, movimentos sociais, entrevista, justiça social, ativismo

bottom of page