top of page

Revoada de ideias

Lá fora tem

Escrito por Paula Taitelbaum

Ilustrado por Mariana Demuth

A vista da janela vai revelando diferentes climas. Ao longo das páginas faz sol, tem vento, garoa, chove forte, vem nevoeiro, neva, o arco-íris aparece e a noite chega.  Cada hora do dia e cada temperatura convida as personagens da história a uma diversão diferente. As personagens são crianças que a ilustração apresenta a partir de traços e cores que evidenciam a diversidade. A obra é sonora e ritmada e a brincadeira com as palavras vai além das rimas – ela está nas onomatopeias que imitam os sons da natureza (como o vento, o trovão ou os pingos da garoa) e também reproduzem reações sonoras que se relacionam ao que a história narra (o shhhhhhh – que acompanha a hora de dormir ou o uuuuhuuuu que comemora do dia ensolarado).

A história fala de acontecimentos cotidianos – com os quais a criança se identifica e faz isso propondo a diversão com e através das palavras. A brincadeira está nos convites que cada dia propõe (procurar tesouro escondido, jogar bola de neve, brincar de cata-vento...). Vez em quando, o dia nos convida a ficar dentro (lendo um livro ou vendo tv) e isso também é bom. A história mostra que todo tempo pode ser aproveitado – assim como toda a temperatura.


Onomatopeia são palavras que representam sons ou ruídos. Podem ser usadas para imitar o som emitido por objetos, animais ou fenômenos da natureza. O uso das onomatopeias confere expressividade e musicalidade ao discurso. São classificadas como figuras de linguagem.

Durante a leitura

Se deixe levar pelo ritmo poético do texto. Explore a sonoridade das palavras.

Mostre as páginas com calma para que a criança relacione as ilustrações com o que foi lido.

Explore as personagens e os elementos de cada ilustração – nomeando ou deixando a criança nomear cada objeto e as cores utilizadas.

Faça os sons das onomatopeias e deixe que a criança se divirta com essa brincadeira sonora. Explore a musicalidade dessas palavras.

Leia e releia a obra tantas vezes quanto a criança quiser. Crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. A cada leitura, vão prestando atenção a novos detalhes e vão se apropriando das frases da obra – o que possibilita que brinquem de ler o livro sozinhas. 

Depois da leitura

  • Vá até a janela com a criança – ou com as crianças – e observe o que tem no campo de visão de vocês. Que elementos aparecem na paisagem? Como está o dia/ a temperatura? É um dia de brincar fora ou dentro? Que brincadeiras são possíveis?

  • Observem diferentes janelas da casa ou da escola e conversem sobre as diferentes vistas

  • Observem dias de chuva, sol ou vento – vendo como a paisagem muda a partir das mudanças da natureza.

  • Quais as coisas que lembram um dia frio? Um dia quente? Um dia de chuva?  Você pode ir anotando as ideias em um pedaço grande de papel pardo, enquanto a criança ou o grupo de crianças faz desenhos bem coloridos nesse papel.

  • Monte junto com a criança um cata-vento ou um leque de papel. Brinquem com o vento. Traga para a brincadeira a sonoridade ou as sonoridades que o vento faz.

  • Distribua folha e giz de cera para que a criança faça um desenho livre inspirado no livro. Peça que ela conte o que desenhou. A proposta de desenho livre é sempre uma possibilidade de conhecer qual parte da história chamou mais atenção no leitor.

  • Brinque com as onomatopeias presentes na obra. Invente um jogo onde a criança precisa adivinhar ou imitar o barulho do trovão, do vento, da gota caindo, de algo caindo no chão, de um carro, etc

  • Incentive as crianças a inventarem suas próprias onomatopeias.

  • Incentive as crianças a criarem músicas a partir das onomatopeias.

  • Pergunte para a criança que tesouro a criança ela gostaria de encontrar no fim do arco-íris? Se a leitura foi realizada para um grupo de crianças, você pode ajuda-las a criar um mapa coletivo dos tesouros mencionados por elas.

  • Se a leitura tiver sido para um grupo de crianças, organize com elas um painel de pedidos que fariam a uma estrela cadente. Cada criança pode fazer um desenho representando seu pedido e você pode escrever os pedidos para que fiquem expostos.

  • Em um dia de sol, realizem uma nova leitura lá fora. Brinquem novamente com os sons, com as palavras, com as imagens. Brinquem também de brincadeiras que cabem no ar livre de um dia bonito. 

Para complementar

bebê, primeira infância, leitura compartilhada, pré-leitor, desenho, onomatopéias, brincadeiras

bottom of page