Revoada de ideias
Poupou

Escrito por Paula Taitelbaum
Ilustrado por Julie Rambaud
Poupou é uma narrativa sonora e divertida, protagonizada por seis animais. A apresentação de cada um começa pelo destaque da sonoridade que ele faz: piu piu canta o passarinho; au au late o cachorrinho ; miau miau mia o gatinho; coax coax coaxa o sapinho; có có cacareja a galinha; quick quick cochicha o esquilinho. Tal fato, além de abrir a porta para uma brincadeira a partir dessas sonoridades, traz para dentro da obra a linguagem das crianças pequenas na denominação dos bichos. A criança vê sua voz e seus interesses representados na história.
A partir da conquista do leitor, o texto se desenvolve descrevendo ações cotidianas de cada um dos animais. É no meio dessas ações que cada animal decide poupar algo. O passarinho vai poupar agua fresca para que a agua de sua piscina não tenha fim, o sapo vai poupar a voz para poder cantar toda madrugada, a galinha vai poupar alguns grãos de milho para alimentar os pintinhos do galinheiro – só para citar alguns exemplos. No final da obra, a definição de poupar é construída e sintetizada a partir de todos os exemplos apresentados.
Graficamente, a obra é colorida e muito atrativa. As ilustrações dão destaque aos animais – criados em traços simples, com os quais a criança se identifica. Pequenos elementos que tem grande significado na história também aparecem na ilustração: o osso do cachorro, o novelo de lã do gato, as notas musicais que traduzem o canto do sapo, etc. As onomatopeias recebem lugar de destaque na parte superior das páginas – em letras que também se destacam do restante do texto. Poupoudeixa evidente - de muitas maneiras -que a voz e dos interesses da criança estiveram sempre em primeiro lugar na elaboração da história.
É o olhar de respeito em relação as potencialidades da criança que cria uma obra que também se abre para falar sobre ética, sobre meio ambiente, sobre economia com as crianças pequenas.

Durante a leitura
Se deixe levar pelo ritmo do texto. Explore a sonoridade das palavras.
Brinque com as onomatopeias presentes no texto – deixando que as crianças repitam a voz dos animais.
Mostre as páginas com calma para que a criança relacione as ilustrações com o que foi lido.
Explore as personagens e os elementos de cada ilustração – nomeando ou deixando a criança nomear cada objeto.
Explore as cores utilizadas – tanto nas páginas, quanto nas ilustrações. Nomeie as cores para ou com a criança – ou deixe ela nomear.
Explore os significados da obra, fazendo perguntas que levem a criança maior a outras camadas do texto: por que se preocupar com os outros é importante, como faz a galinha quando guarda milhos para os pintinhos do galinheiro? Por que é importante economizar água, como fez o passarinho? Vá conversando com a criança a partir de suas respostas.
Leia e releia a obra tantas vezes quanto a criança quiser. Crianças pequenas gostam de ouvir várias vezes a mesma história. A cada leitura, vão prestando atenção a novos detalhes e vão se apropriando das frases da obra – o que possibilita que brinquem de ler o livro sozinhas.
Depois da leitura
Se você estiver lendo para bebês, você pode experimentar retomar a leitura criando uma melodia para o texto. Brinque com a possibilidade de criar uma música a partir da linguagem dos animais ou até mesmo a partir de toda história.
Com crianças que tenham domínio da linguagem, você pode propor um jogo: você fala um bicho e a criança tem que imitar a sonoridade que ele faz. Estimule a criança a imaginar a sonoridade dos bichos que ela não conhece. Não tem certo ou errado nessa brincadeira. O que importa é se divertir com a criação de sons e palavras.
Você pode ouvir a música dos Saltimbancos chamada "Bicharia", que começa apresentando os animais pelo som que eles fazem.
Se estiver lendo para uma criança um pouco maior ou para um grupo de crianças maiores, pergunte o que ela ou cada uma delas poderia poupar em casa ou na escola. Anote o que for dito. Peça para a criança ilustrar. No caso dessa atividade ser realizada em grupo, criem juntos em cartaz coletivo.
Para complementar
leitura compartilhada, Leitor iniciante, bebê, primeira infância



