top of page

Lewis Carroll

1832-1898

Lewis Carroll nasceu em 7 de janeiro de 1832, na vila inglesa de Daresbury. Seu nome de batismo era Charles Lutwidge Dodgson, mas quando tinha 24 anos passou a assinar seus escritos como Lewis Carroll. Desde pequeno, já escrevia versos e problemas de lógica para distrair os irmãos mais novos e, ao longo da vida, produziu uma extensa obra com uma linguagem cheia de artifícios, analogias, aliterações e neologismos. Em 1850, começou a dar aulas de matemática e, em 1856, justamente o ano em que adotou seu pseudônimo, fez amizade com Henry Liddell, também professor. O vínculo se estenderia para toda a família de Liddell, e o autor criou o hábito de contar histórias para as três filhas do amigo: Lorina, Edith e Alice. Em 1864, Carroll presenteou Alice com um manuscrito ilustrado por ele e intitulado “As aventuras de Alice no Subterrâneo”. Em 1865, o livro foi publicado como “Alice no País das Maravilhas” e se tornaria uma das obras mais famosas da literatura infantojuvenil.
Ele também desenhava bem, mas não chegou a ser um ilustrador profissional. Suas ilustrações costumavam acompanhar os manuscritos (textos escritos à mão) sempre que ele criava poemas e histórias para presentear as crianças.
Nunca se casou e nem teve filhos. Poucos dias depois de completar 66 anos, em 14 de janeiro de 1898, faleceu devido a uma grave pneumonia.

bottom of page