top of page

PNLD 2023 Literário - Entenda o processo e fique por dentro dos prazos

  • Editora Piu
  • há 8 minutos
  • 3 min de leitura

Se você é professor ou gestora de escola pública, atenção: o processo de escolha das obras literárias do PNLD 2023 – Objeto 3 será realizado entre os dias 3 e 25 de junho de 2025. Essa etapa é voltada para as escolas que atendem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e desejam receber novos acervos literários por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Abaixo, explicamos de forma simples como funcionará essa escolha e o que é importante considerar.

📚 O que será selecionado?

As escolas poderão escolher:

  • Acervos literários para compor bibliotecas ou espaços de leitura;

  • Livros para projetos de leitura, recebendo 15 exemplares da mesma obra, pensados para o trabalho coletivo em sala de aula.

Cada acervo é formado por 42 ou 43 obras literárias, cuidadosamente avaliadas para atender às diferentes faixas etárias dos anos iniciais.

🧮 Quantos acervos minha escola pode escolher?

A quantidade de acervos e projetos de leitura que cada escola poderá selecionar depende do número de alunos registrados no Censo Escolar, separado por segmento: Categoria 1 – 1º ao 3º ano:

  • Até 50 alunos: 3 acervos + 2 projetos de leitura

  • Até 100 alunos: 4 acervos + 4 projetos de leitura

  • Até 150 alunos: 5 acervos + 6 projetos de leitura

  • Acima de 150 alunos: 6 acervos + 8 projetos de leitura

    Categoria 1 – 1º ao 3º anoategoria 2 – 4º e 5º ano:

Categoria 2 – 4º ao 5º ano

  • Até 50 alunos: 3 acervos + 2 projetos de leitura

  • Até 100 alunos: 4 acervos + 4 projetos de leitura

  • Até 150 alunos: 5 acervos + 6 projetos de leitura

  • Acima de 150 alunos: 6 acervos + 8 projetos de leitura

🖥 Onde e como fazer a escolha?

Todo o processo será feito por meio do sistema PNLD Digital, onde as escolas devem estar previamente cadastradas. É fundamental conferir se a escola está com os dados atualizados e pronta para participar do processo.

Na Editora Piu, acreditamos que a literatura transforma. Por isso, convidamos você a conhecer as obras que integram nosso catálogo aprovado para o PNLD 2023 – Objeto 3. Todas foram pensadas com carinho, qualidade e compromisso com a infância.


COMO AS MAMÃES AMAM SEUS BEBÊS

Escrito por Juniper Fitzgerald

Ilustrado por Elise Peterson

Tradução de Lízia Bueno

CATEGORIA 1 - ACERVO 08

1°, 2°e 3°ano do Ensino Fundamental


CÓDIGO DA COLEÇÃO: 

0000300916P230301000000

A obra inicia com duas afirmações curtas, que se complementam: “os bebês amam suas mamães” e “as mamães amam seus bebês”. A partir dessas afirmações, o texto se abre para um questionamento: “Como as mamães amam seus bebês?”. Nas respostas a essa pergunta, o termo amam vai ser substituído por cuidam – evidenciando que o amor materno se traduz em cuidado. Pelas páginas, passeiam diferentes profissões: faxineiras, executivas, agricultoras, aviadoras, donas de casa, garçonetes, mergulhadoras e dançarinas. São mães que trabalham para que assim seus bebês possam crescer, brincar e sonhar. É um livro cheio de amor, inclusão e muito respeito. E, para completar, as incríveis colagens com fotos coloridas feitas por Elise Peterson fazem com que esta obra literária seja também uma obra de arte.



AS AVENTURAS DA FAMÍLIA RATON

Escrito por Jules Verne

Ilustrado por Catarina Bessel

Tradução de Julia da Rosa Simões

CÓDIGO DA COLEÇÃO: 

0000200917P230302000000

 

CATEGORIA 2 - ACERVO 12

4º e 5º ano do Ensino Fundamental


GÊNERO LITERÁRIO: Conto

TEMAS: Autoconhecimento, sentimentos e emoções; Família, amigos e escola; O mundo natural e social; Diversão e aventura


Era uma vez uma família de ratos formada pelo pai Ratônio, pela mãe Ratânia, pela filha Ratine e pelo primo Ratão. Seus empregados eram o cozinheiro Ratorello e a criada Ratolina. Esses admiráveis roedores viveram aventuras tão extraordinárias, queridos leitores, que não posso deixar de contá-las a vocês. Tudo aconteceu no tempo das fadas e dos feiticeiros – época em que os animais ainda falavam. Imagino que seja desse período que venha a expressão “dizer besteiras”. No entanto, as bestas não diziam mais besteiras do que os homens sempre disseram e ainda dizem!

 
 
 

Comments


bottom of page