BICHOLÓGICO:
Distribua uma forma geométrica de papel para cada criança e monte com eles um grande painel com colagem coletiva, inspirado nas colagens que formam os bichos do livro. Dependendo do tempo disponível para a atividade, os alunos podem recortar eles mesmo outras formas geométricas para acrescentar na colagem coletiva. Ao final da colagem, você também pode propor que a turma faça um poema conjunto descrevendo a figura criada, como ocorre no livro.
PRA QUE SERVE UM DEDO:
Proponha que as crianças realizem uma pintura com o dedo tendo como tema algo que esteja no livro como "doce que mais gosta" ou "minha sala de aula".
PEDRO E A GANSA MÁGICA
Realize um livro “dos desejos” coletivos que aborde tanto desejos individuais quanto desejos de um mundo melhor. Realize uma roda de conversa após a atividade para que os alunos possam comparar seus desejos pessoais, ver o que tem em comum ou não, e para que possam discutir os desejos coletivos, e como eles mudariam o mundo e nossa sociedade se fossem realizados.
AS AVENTURAS DA FAMÍLIA RATON
Peça que os alunos escrevam uma fábula moderna; uma história cujos personagem são animais e que se passe nos dias da atualidade.
AS AVENTURAS DE TOMMY
Estimule as crianças a imaginarem as aventuras vividas por Tommy e seu elefante e peça que façam uma história em quadrinhos criando uma nova aventura para Tommy e seu companheiro. Quando finalizadas as histórias, peça que os alunos troquem-nas entre si e leiam a história do colega.
QUANDO O 7 FICOU LOUCO
Peça aos alunos que escrevam uma redação na qual imaginem o que acontece se um
outro número sumir de repente, assim como o 7 some no livro.
POUPOU
Peça aos alunos que desenhem um animal de sua preferência. Instigue-os a pensar sobre o que esse animal pouparia e peça que desenhem suas ideias ao redor do animal. Depois, faça uma exposição dos desenhos em sala de aula, para os alunos compararem seus animais e aquilo que cada um deles poupou.
A MORTE DA TERRA
Proponha aos alunos que escrevam uma matéria para um jornal do futuro (exemplo: um jornal do ano 3048). Essa matéria deve falar sobre algo relacionado ao meio ambiente; a floresta amazônica ainda existe? Se sim, como se encontra? Povos indígenas ainda a habitam? Qual a situação do homem nessa atualidade? E da natureza?
ORA BOLAS
Em conjunto com a turma, escolha formas geométricas e peça para que eles listem quais objetos que conhecem que tem a mesma forma.
Comentarios