Oba, tem ideia boa.
Este é um espaço para pais e professores explorarem. Bichológico é mais do que um livro, é uma obra divertida e educativa, um estímulo ao desenvolvimento cognitivo e à criatividade. Ideal para crianças a partir de 3 anos (leituras compartilhadas) até o segundo ano do ensino fundamental. Este livro é ótimo para ser utilizado na introdução à matemática, através da descoberta das formas geométricas, bem como ser usado para o enriquecimento do português nas etapas de pré e pós alfabetização, com a percepção do som das rimas e de novas palavras.
Gênero textual: Poesia
Temas: Rimas, Poesia, Formas Geométricas, Cores
Temas transversais: Cidadania, Pluralidade cultural, Ética e convivência, Características éticas e culturais de diferentes grupos
Abordagem interdisciplinar: Português, Matemática, Geografia, Artes, Teatro
Leitor iniciante, leitura compartilhada.
CORES E TONS
-
Incentive a criança a observar as diferentes cores e tons que há no livro. Mostre que uma mesma cor pode ter várias tonalidades.
-
Pergunte à criança qual das cores que há no livro é a sua preferida.
-
Questione se há alguma cor que ela gosta e que não aparece no livro.
-
Estimule a criança a comparar as cores que aparecem no livro com as cores presentes no ambiente onde ela se encontra.
FORMAS GEOMÉTRICAS
-
Estimule a crianças a perceber as diferentes formas geométricas das páginas. Nomine as formas - mostrando a diferença entre círculo, um quadrado, um retângulo, um triângulo e assim por diante. Demonstre que estas formas podem ser diferentes entre si, com vários tamanhos e espessuras.
-
Estimule a criança a encontrar o maior número possível de círculos em uma página e assim por diante. Faça com que ela veja se existem uma ou mais formas exatamente iguais na mesma página.
-
Faça com que a criança perceba que as formas geométricas saíram de uma página para compor os elementos do bicho da página seguinte.
-
Peça para que a criança tente desenhar seus próprios bichos utilizando formas geométricas. Desenhe com elas.
-
Incentive a criança a observar os formatos das coisas no ambiente em que ela se encontra. Ajude-a a perceber o maior número de formas geométricas possíveis nas coisas que a cercam.
-
Na sala de aula, leve formas geométricas recortadas ou incentive a criança (individualmente ou em grupo) a recortar e formar diferentes bichos, iguais ou diferentes dos que estão nos livros. Dê a ideia de misturar as formas dos animais de Bichológico para tentar ver o que acontece, formando, por exemplo, o Gatocaco (Gato com macaco) Chinoportuguês.
-
Pergunte à criança o que, além de bichos, é possível criar juntando as formas geométricas que aparecem nos livros.
-
Em uma folha, faça duas colunas desenhando formas geométricas de diferentes tamanhos ou formas (no caso de triângulos e retângulos) e incentive a crianças a ligar, com um traço, as formas correspondentes.
-
Em sala de aula, separe em conjuntos as diferentes formas geométricas recortadas
EXPLORANDO OS BICHOS
-
Conte para a criança que existem diferentes países no mundo e que as pessoas que nascem neles têm nacionalidades distintas. Utilize como exemplo os bichos do livro: Gato Chinês, Macaco Português, Cão Polonês, Elefante Holandês e Coelho Escocês.
-
Mostre no mapa mundi onde ficam os lugares destes bichos: China, Portugal, Polônia, Holanda e Escócia. Mostre a ela qual o lugar mais longe do Brasil e qual o mais perto.
-
Desenhe um mapa. Junto com a criança, recorte ou desenhe os bichinhos e cole dentro dos seus países.
-
Pesquise e conte para a criança qual a língua falada em cada um dos diferentes países de cada bicho.
-
Pergunte à criança qual dos lugares do mundo ela já ouviu falar.
-
Descubra se ela sabe como se chama quem nasce no Brasil (brasileiro).
-
Pergunte para a criança qual dos cinco bichos de Bichológico ela prefere e porquê. Mostre que, assim como as crianças, esses bichos são diferentes uns dos outros e que é preciso respeitar as diferenças.
-
Pergunte o que ela não gostou e o que mudaria em cada bicho.
-
Peça para que a criança crie uma diferente história (individualmente ou em grupo), utilizando um ou mais personagens do livro, imaginando como é a casa em que vivem, se estudam em uma escola, o que gostam de comer além do que está contado no livro, etc.
-
Descubra qual o bicho que a criança gostaria que existisse no livro, mas que não está ali. Peça para ela fazer um desenho deste bicho.
-
Estimule a criança a imaginar o que aconteceria se um dos bichos fosse seu bicho de estimação. O que ela faria com ele?
TEXTO E RIMAS
-
Explique para a criança o que é uma rima, mostrando que é quando as palavras possuem o mesmo som. Pergunte que outras palavras possuem o mesmo som daquelas que você leu.
-
Utilize as palavras difíceis do livro para estimular a imaginação da criança. Peça para que, ao longo da história, ela sinalize as palavras que não souber o significado. Antes de explicar para ela o que é, pergunte o que a criança imagina que seja ou que poderia ser. Exemplo: "O que você imagina que é bisonho?"
-
Explique para a criança o que é um dicionário e como ele pode ser usado. Mostre o dicionário de palavras difíceis no final do livro.
TEATRO E ARTES
-
Imprima e recorte os bichos disponíveis aqui no site, cole em um pauzinho e brinque de teatro com a criança. Clique aqui para fazer o download da imagem dos bichos.
-
Estimule a criança a criar uma peça de teatro tendo estes animais como personagens. Como é a personalidade de cada um? Quem é o mais bravo? E o mais alegre?
-
Em sala de aula, crie um novo livro em grupo com as crianças, com novos personagens e formas geométricas.
TENHA IDEIAS
-
Invente mais possibilidades e depois compartilhe com a gente as suas ideias para que mais pais e professores possam utilizá-las.